fbpx
Importância da drenagem para os serviços de terraplenagem e pavimentação – Fique por dentro!

Importância da drenagem para os serviços de terraplenagem e pavimentação – Fique por dentro!

Em primeiro lugar, é fundamental, na construção civil, garantir que um terreno tenha as propriedades satisfatórias para a sustentação das edificações. Logo, as diversas técnicas de terraplenagem são usadas com o intento de realizar as atividades necessárias a deixar um terreno moldado de forma com este tenha as características adequadas ao desfecho do projeto.

Em segundo lugar, é de grande importância ter um estudo o qual vise conhecer as propriedades naturais do solo para que se identifique os métodos mais apropriados, pois cada terreno tem as suas especificações. Então, é realizado a drenagem de águas pluviais nas áreas mais propensas a apresentarem excessos de umidade.

O que é a drenagem de águas pluviais?

O projeto de drenagem define e dimensiona as estruturas de captação, controle e condução de águas das chuvas, para que não danifiquem o corpo das rodovias.

Assim, a drenagem de águas pluviais, essencialmente, é em um sistema formado por estruturas que ajudam tanto na remoção quanto no direcionamento da água.

Desse modo, é atribuída à operação a construção de uma rede feita por elementos como:

  • Guias;
  • Caixas de Captação;
  • Sarjetas;

Eles são englobados em:

  • Drenagem Superficial;
  • Drenagem Subsuperficial;
  • Drenagem Profunda;

Logo, os componentes que fazem a drenagem de águas pluviais são assentados em um nível inferior ao restante da superfície do terreno, por isso geram uma leve inclinação, a fim de que não apenas facilite, como também garanta o escoamento.

Portanto, faz-se necessário entender a seriedade do assunto, pois o projeto de drenagem de águas pluviais é caracterizado por sua complexidade nas definições dos parâmetros técnicos como: a equação pluviométrica da região de atuação, o coeficiente de escoamento superficial, o tempo de retorno (TR), o tempo de concentração (TC) e o dimensionamento de galerias até à definição de um traçado inteligente para o caminhamento das águas da chuva.

Você sabia?

Você sabia que a maioria dos materiais usados nas pavimentações são fortemente afetados por mudanças em relação à umidade? Por isso que os problemas e as falhas no sistema de drenagem podem provocar danos sérios aos usuários e ao patrimônio. Entre eles:

  • Baixa capacidade de suporte do solo de fundação, com ou sem alteração de volume (expansão), por conta da sua saturação;
  • Bombeamento dos finos de solo do subleito e materiais granulares das demais camadas do pavimento com baixa capacidade de suporte;
  • Arrastamento de partículas dos solos e materiais granulares superficiais pela velocidade do fluxo d`água.

Sendo assim, para uma maior compatibilização entre os projetos, é essencial que o projetista da drenagem esteja integrado ao projeto da terraplenagem, a fim de que se tenha uma excelência em sua construção. Assim, é importante que o projeto de drenagem e terraplenagem sejam feitos em conjunto.

Então, na hora de começar um projeto, busque contratar uma empresa que não só tenha uma boa imagem no mercado, mas também a preocupação de reduzir os impactos ambientais. Dessa forma, você pode contar com a D3M Engenharia. Estamos à disposição para sanar todas suas dúvidas, entre em contato!

Deixe uma resposta

Fechar Menu