Início
Sobre Nós
Projetos
Blog
Ouvidoria

Conhecendo melhor os serviços de terraplenagem

24 de maio de 2022

Imagem

A terraplenagem é de extrema importância para a construção civil, pois se trata de serviço prévio à execução de edificações, sistemas de drenagem, pavimentos, por exemplo, entre outros. Essa técnica tem como objetivo aplainar e aterrar/cortar qualquer terreno que esteja sendo preparado para a execução de serviços que a demandem.

Você sabe o que é nivelamento de terreno e terraplenagem?

Apesar de possível construir uma edificação em qualquer lugar, sob qualquer tipo de terreno, é comum e necessário realizar o nivelamento do lote antes do começo da obra. No passado, muitas construções faziam uso dos famosos porões ou construções que de alguma forma estivessem de acordo com o desnível do terreno, mas atualmente essa prática não é recomendada, sendo mais comum e seguro nivelar e, deste modo, ter condições de elevar a construção em terreno plano. E é aqui que entra a terraplenagem.

Terraplenagem significa ato ou efeito de terraplenar, ou seja, encher de terra ou realizar cortes nos vãos de um terreno para torná-lo plano. É uma técnica usada na maioria das construções civis, seja de pequeno, médio ou grande porte. Tendo por objetivo aperfeiçoar os terrenos, aplainando, alisando, nivelando, enchendo e ou retirando o excesso de solo existente. Sua execução é definida por normas sérias que se aperfeiçoam há décadas. Tem-se registros históricos de que essa técnica era realizada ainda na época do antigo Egito e pelos povos babilônicos.

Como é feita a terraplenagem?

Embora pareça um processo simples, é necessária uma análise complexa do terreno precisando recorrer a um profissional da área para avaliar o local e aconselhar qual o melhor método de terraplenagem a ser executado. Podendo-se optar por:

  • Escavação – onde somente a terra é retirada;
  • Aterramento – colocando terra no terreno;
  • Corte – escavação de porções de terra de determinado local para se obter área mais nivelada ou preencher outra;
  • Drenagem – Escoamento adequado de fluidos;
  • Deslocamento – retirada de restos de lixo, árvores ou plantas;
  • Demolição – derrubada de construção já existente;
  • Compactação do solo – rolos compressores para dar estabilidade ao terreno;

Quais máquinas são mais utilizadas na terraplenagem?

escavadeira hidráulica para terraplenagem é utilizada como equipamento pesado que serve para escavação de materiais, sendo indicada para operadores experientes.

carregadeira para terraplenagem é um equipamento dotado de pá, para carregamento, em sua dianteira. Pode ser utilizada na escavação ou carregamento de materiais. É, geralmente, utilizada para grandes volumes de materiais.

retroescavadeira para terraplenagem é utilizada em pequenos serviços de terraplenagem ou manutenção de canteiros, é a máquina certa para escavação de valetas e carregamento de pequenos caminhões.

O rolo compactador para terraplenagem confere o adensamento do solo, ou seja, faz a compactação. Podendo ser: vibratórios, de pneus (ou pneumáticos) e estáticos (ou tipo tamping).

A motoniveladora para terraplenagem é usada para acabamentos finos e cortes de pequena profundidade, tanto por sua precisão de corte e de aterro. Ela otimiza os serviços de: preparo dos canteiros de obras, limpeza de pista, construção de barragens e aberturas de estradas.

trator de pneus para terraplenagem será equipado com implementos específicos que auxiliem as demandas de serviço.

Como fazer a terraplenagem de maneira correta?

O profissional especializado na área irá avaliar o solo, sua vegetação, o tamanho do terreno, e a partir disso, indicará o que deve ser feito e quais máquinas pesadas serão necessárias para a realização da obra. A escolha do maquinário errado pode prejudicar o local e o desenvolvimento do trabalho.

Embora algumas máquinas limpem o ambiente durante a terraplenagem, o primeiro passo a ser indicado é que seja providenciada a limpeza das áreas a serem trabalhadas, pois a sujeira e material orgânico podem atrasar e dificultar o trabalho da equipe.

A diferença entre terraplenagem e terraplanagem?

Embora em alguns dicionários constam terraplanagem como sinônimo de terraplenagem, não há consenso sobre, sendo aconselhável a utilização do termo terraplenagem. Embora, algumas pessoas afirmam que há diferença entre as duas palavras, onde a terraplanagem significa somente tornar o terreno plano, diferente do terraplenagem em que se utiliza terra de outro lugar.

Dicas importantes sobre terraplenagem

Fique atento às sujeiras misturadas ao terreno, pois podem causar uma camada de difícil compactação, deixando o solo inadequado para a construção. Também é recomendado observar os desníveis da terra, e fazer o necessário para nivelar o solo de maneira correta, pois isso auxilia e aperfeiçoa o local. Não esqueça de estar atento a importância do controle tecnológico, são eles: o índice de teor de umidade, o grau de compactação e o ensaio de capacidade de suporte Califórnia (CBR).

Como foi dito acima, podemos concluir que todos esses processos são realizados com equipamentos especiais e o uso dessas máquinas garantem a qualidade na execução dos serviços, além da agilidade. Portanto, é necessário que o processo seja feito por profissionais qualificados e competentes, a fim de se evitar problemas futuros, até porque a terraplenagem mal executada pode causar situações graves, como: deslizamento de terras, erosão e uma série de problemas.

E se ficou alguma dúvida, não cogite em entrar em contato conosco. Estamos sempre à disposição para auxiliar no seu projeto.

Veja também

Início
Sobre Nós
Projetos
Blog
Ouvidoria

© 2024 D3M Engenharia. Todos os direitos reservados.